Página Inicial » Notícias » Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é comemorado com parada educativa em Itacambira

Notícias - 17 de maio de 2021

Ação visa alertar a população e disseminar informações e canais de denúncias

Nesta terça-feira, 18 de maio, é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, um dia para a conscientização da sociedade e autoridades sobre a gravidade da violência sexual sofrida por meninos e meninas de todo o país.

Em Itacambira, a data não passará despercebida. Uma parada educativa está programada para acontecer durante todo o dia como forma de chamar a atenção da população para a questão, que infelizmente é uma realidade do nosso município.

A ação da Prefeitura Municipal em parceira com a Secretaria de Assistência Social, Conselho Tutelar e Polícia Militar, será realizada na praça central onde serão distribuídas flores, símbolo da campanha, junto a um panfleto com informações sobre o tema, inclusive canais para denúncias.

“Essa parada educativa tem como objetivo sensibilizar, informar e convocar todos a agirem em prol da defesa dos direitos sexuais de nossos pequeninos. A denúncia é muito importante, por isso estamos focando em disseminar essa informação e onde as pessoas podem estar denunciando”, enfatiza a secretária de assistência social, Flávia Oliveira.

Flávia ainda explica a diferença entre abuso e exploração sexual, palavras que confundem muita gente. “São dois termos que muitas pessoas não sabem a diferença. O abuso sexual é quando o adulto utiliza o corpo da criança ou adolescente para sua satisfação sexual. Já no caso de exploração sexual, é quando se paga para ter sexo com pessoas de idade inferior a 18 anos”, pontua.

Mesmo com definições diferentes, os dois casos são crimes de exploração sexual e devem ser denunciados. O Disque 100 é um serviço da Secretaria de Direitos Humanos que recebe denúncias de abuso e exploração contra crianças e adolescentes. Ele funciona diariamente 24h, inclusive nos finais de semana e feriados. As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil.

Sobre o 18 de maio

18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data determinada oficialmente pela Lei 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo, de 08 anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973. Portanto, o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes incentiva que em todo o Brasil sejam realizadas ações que visem alertar toda a sociedade sobre a necessidade da prevenção à violência sexual.

Diariamente crianças e adolescentes são expostos a diversas formas de violência nos diversos ambientes por eles frequentados. Dessa forma, a família, a sociedade e o poder público, devem ser envolvidos na discussão e nas atividades propostas em relação à prevenção ao abuso e exploração sexual, alertando principalmente que as vítimas, em sua grande maioria, não têm a percepção do que é o abuso sexual.

Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes