Página Inicial » História

ORIGEM DA CIDADE

Nada impedia a busca, a cobiça era mais forte do que os perigos da selva bruta… em todos os recantos as lendas corriam de boca em boca envolvidas em mistérios e fantasias ( carta do padre Alpicueta Navarro)

Itacambira nasceu dos verdes sonhos dos conquistadores. Esta terra cheia de mistérios possui muitas lendas que vem dos antepassados enriquecendo sua cultura quanto sua origem e história. Poço encantado- iara poço do baú……..

Diego de Vasconcelos, historiador atribui o fundador de Itacambira do Bandeirante Fernão Dias Pais Leme.

ORIGEM DO POVODO- Deve ter se verificado a partir de 1679, quando o próprio Fernão Dias fundou aqui uma vitória- O arraial foi fundado no lugar mais alto para evitar os efeitos da epidemia.

A IGREJA MATRIZ- Grande fonte de fé e cultura do povo, sendo um dos pontos de atração da cidade, levando em conta seus detalhes artísticos, seus mistérios e antiguidades alguns autores dão como data de sua construção em 1707. ainda é conservado alguns costumes da cultura relacionado à fé à caminhada da igreja , festa do padroeiro, do divino, folias, danças, cavalgadas, celebração do Natal, semana santa, terços e festas de fogueira, celebração de São João e São Pedro, novenas que antecipam as festas. Sendo necessário resgatar o que outrora, deram ênfase e alegria aos acontecimentos como as bandas de música, as pastorinhas, as serestas, etc. formadas por pessoas da própria localidade.

O grande escritor Guimaraens Rosa cuja obra “SERTÕES VEREDAS” é de conhecimento internacional, ressaltou em um romance a importância da pia batismal de nossa igreja priorizando a sua beleza e antiguidade também e na falha.

Itacambira, o centro da irradicação da fé e da cultura no norte mineiro temos muita riqueza a ser resgatada de seu folclore, seus costumes e sua origem. Do folclore ainda preservam muitos contos, lendas, cantigas de São João e São Pedro com rezas e levantamento de bandeiras do santo festejado pelas famílias e comunidades, danças como c quadrilhas, casamento caipira, fogueiras, forró, rancheira etc … As comidas típicas : biscoito de goma marmelada o uso do milho nas receitas, tutu e feijão, arroz tropeiro.

As brincadeiras de roda deram espaço para os programas de televisão mas mesmo asssim, na zona rural e nas escolas tem-se cuidado de preservar a cultura resgatando o que fora contado e cantando de geração em geração.

Um sinal de você…

Semeie a paz a justiça, a concórdia,

Procure e lute para á vida transformar.

Deixe um sinal de você, onde passar.

Leve a fé, o bem a comunhão

Ensine, a quem não sabe uma oração

Inspire a todos um porvir de esperança

Conservando firme e forte a doação.

Cure o mal, a doença, o sofrimento,

Neutralize a angustia e traga o amor,

Favoreça ao que sofre algum alívio,

Seja bálsamo onde houver alguma dor.

Deixe um sinal de você onde passar,

Pois do alto, tudo vê Deus, -o senhor

Que para nós deu tão belo e grande exemplo

De doar a sua vida por amor.

Autora: Nana Leão

PREFEITO(A)