Início > Assistência Social


 

 CRAS - Centro de Referência de Assistência Social

         O CRAS é o principal equipamento de desenvolvimento dos serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica. Constitui espaço de concretização dos direitos socioassistenciais nos territórios, materializando a política de assistência social.

          Como atua o CRAS?
          O CRAS é o lugar que possibilita, em geral, o primeiro acesso das famílias aos direitos socioassistenciais e, portanto, à proteção social. Estrutura-se, assim, como porta de entrada dos usuários da política de assistência social para a rede de Proteção Social Básica, e referência para encaminhamentos à Proteção Social Especial.
           O CRAS tem o papel central no território onde se localiza ao constituir a principal estrutura física local, cujo espaço físico deve ser compatível com o trabalho social com famílias que vivem no seu território de abrangência e conta com uma equipe profissional de referência.

          Objetivos do CRAS:
•        Prestar serviços continuados de Proteção Social Básica de Assistência Social para famílias, seus membros e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, por meio do PAIF- Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família tais como: acolhimento, acompanhamento em serviços socioeducativos e de convivência ou por ações socioassistenciais, encaminhamentos para a rede de proteção social existente no lugar onde vivem e para os demais serviços das outras políticas sociais, orientação e apoio na garantia dos seus direitos de cidadania e de convivência familiar e comunitária;
•        Articular e fortalecer a rede de Proteção Social Básica local;
•        Prevenir as situações de risco no território onde vivem famílias em situação de vulnerabilidade social apoiando famílias e indivíduos em suas demandas sociais, inserindo-os na rede de proteção social e promover os meios necessários para que fortaleçam seus vínculos familiares e comunitários e acessem seus direitos de cidadania.

Profissionais do CRAS de Itacambira:

·                01 Coordenadora;

·                01 Psicóloga;

·                01 Assistente Social;

·                01 Advogado;

·                01 Motorista;

·                01 Serviços Gerais

·                01 Recepcionista.

 

Equipe volante do CRAS

 Equipe Volante consiste em uma equipe adicional que integra o CRAS - Centro de Referência de Assistência Social em funcionamento, com o objetivo de prestar serviços no território de abrangência, para famílias que vivem em locais de difícil acesso, distantes desta unidade física, ou estão dispersas no território. 

A equipe volante também é responsável por realizar a busca ativa destas famílias, desenvolver o PAIF, e demais serviços de Proteção Social Básica, que poderão ser adaptados às condições locais específicas, desde que respeitem seus objetivos. 

A Equipe Volante é ainda responsável por realizar encaminhamentos necessários para o acesso a renda, para serviços da Proteção Especial e para serviços de outros setores.

 

 

Profissionais da Equipe Volante:

·                01 Psicóloga;

·                01 Assistente Social.

 

Ø     O CRAS também conta com a equipe do Programa Bolsa Família que é constituída por 01 técnico.

 

Trabalho Social realizado pelo CRAS:

Entre os serviços que são ofertados pelo CRAS, pode-se destacar: Acolhida, Atendimentos Individuais e Grupais (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV), Visitas Domiciliares, Acompanhamento Familiar, Atividades Comunitárias, Articulação Intersetorial, Busca Ativa e Inclusão Social.

 

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV

 

 

O que é?

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV é um serviço da proteção social básica, onde são trabalhadas temáticas referentes a cada faixa etária, com o objetivo de prevenir ocorrências de situações de vulnerabilidade e risco social. 

O SCFV é um Espaço aberto de discussões e reflexões sobre as fases da vida e seus dilemas, de forma a trazer aos usuários orientações sociais de forma grupal e individual.

O trabalho que é realizado pelos Orientadores Sociais no SCFV com as crianças, é acompanhado pelas Assistentes Sociais e Psicólogas do CRAS, que são as técnicas de referência.

 

Profissionais do SCFV:

·                    01 Coordenadora

·                    07 Orientadores Sociais (04 em Itacambira; 01 na Comunidade Vargem Grande; 01 na Comunidade São José; 01 na Comunidade Alfredos);

·                    04 Serviços Gerais.

 

 

Objetivos do SCFV:

·                    Complementar as ações da família e comunidade na proteção e desenvolvimento de crianças, adolescentes e idosos, no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais; 

·                    Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo; 

·                    Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural das crianças, adolescentes e idosos, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã; 

·                    Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo;

·                    Contribuir para a inserção, reinserção e permanência das crianças e adolescentes no sistema educacional.

 

Os usuários do SCFV são atendidos de forma dividida por idades:

·                Grupos de Crianças (antigo PETI) com idade entre 05 e 15 anos (de segunda a sexta feira) em Itacambira e nas Comunidades Vargem Grande, São José e Alfredos;

·                Grupo de Adolescentes com idade entre 12 e 14 anos - às Quartas feiras;

·                Grupo de Adolescentes com idade entre 15 e 17 anos - às Quartas feiras;

·                Grupo da Melhor Idade - às Terças feiras;

·                Grupo da Melhor Idade da Comunidade São José - quinzenalmente às Quartas feiras.

Grupo de Adolescentes de Itacambira - MG

O Grupo  Adolescentes faz parte do SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e é desenvolvido pela equipe técnica do Centro de Referência da Assistência Social - CRAS do município de Itacambira, com o objetivo de instituir um grupo de apoio e convivência social para adolescentes, de modo a proporcionar-lhes a melhoria da qualidade de vida, através do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

Nesse sentido, são realizados encontros semanais com vista a promover um espaço aberto de discussões e reflexões sobre a fase da adolescência e seus dilemas, bem como para orientações sociais de forma grupal e individual.

As atividades são diversificadas e desenvolvidas com atividades lúdicas e ferramentas de inclusão para que o adolescente amplie seu repertório crítico em face de sua construção de identidade.

As atividades versam sobre:

·         Espaços de debate;

·         Oficinas;

·         Análise de vídeos e filmes;

·         Jogos educativos;

·         Atividade esportiva;

·         Dinâmicas de reflexão;

·         Passeios culturais;

·         Eventos para a promoção da socialização e lazer.

   Pretende-se ainda com este grupo de apoio e convivência, auxiliar os adolescentes atendidos na construção de um projeto de vida direcionado à conquista dos objetivos pessoais e profissionais, livre do uso de drogas, da violência e, sobretudo, consciente da importância do exercício da cidadania.

Atualmente o município de Itacambira conta com 02 Grupos de Adolescentes que acontecem às Quartas feiras:

15 a 17 anos: 20 participantes

Horário: 14:00 horas

12 a 14 anos: 30 participantes

Horário: 16:00 horas

 

 

Eventos Realizados em 2015 com o Grupo de Adolescentes

 

 

Campanha de Conscientização contra o Preconceito;

Festa de comemoração ao Dia das Mães – 13/05/2015, às 17:30 horas;

Festa Anos 60 – 13/05/2014 às 18:30 horas

 

 

 

Fale Conosco

(38) 3254-1208
contato@itacambira.mg.gov.br
Facebook: Clique Aqui

Utilidade Pública

  • Gabinete do Prefeito: (38)3254-1130
  • Secretaria Administração e Planejamento: (38)3254-1248
  • Secretaria Assistência Social: (38)3254-1123
  • Secretaria de Cultura e Turismo: (38)3254-1123
  • Secretaria de meio Ambiente: (38)3254-1125