Página Inicial » Notícias » Profissionais da saúde são capacitados para implementação do prontuário eletrônico

Profissionais da saúde são capacitados para implementação do prontuário eletrônico

Notícias - 12 de julho de 2021

A implementação do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) é mais uma novidade que está sendo desenvolvida pela Secretaria de Saúde do nosso município. Recepcionistas, técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos e demais profissionais da saúde, foram capacitados para trabalharem com o sistema que concentrará todas as informações do paciente.

O registro clínico do paciente no prontuário é o principal meio de transmissão das informações entre os membros da equipe multiprofissional que presta o atendimento. Ele reúne as intervenções realizadas, os resultados obtidos e a situação do paciente.

Antes, os apontamentos eram manuais e em papel, gerando inúmeros problemas, como falta de entendimento da grafia, subjetividade das informações anotadas, perda de documentos e excesso de papel. Com o PEP, o registro passará a ser on-line, resultando em anotações legíveis e consistentes.

De acordo com a chefe do setor de Administração da Saúde, Maria Márcia, com essa novidade conseguiremos ter uma maior consistência dos relatórios de saúde para que seja possível acompanhar todos os procedimentos realizados no município. “Em qualquer unidade de saúde que o paciente estiver sendo atendido, os dados do prontuário estarão em comum, permitindo ao médico acessar todo o histórico desse paciente”, comenta.

O trabalho de implementação do PEP está sendo realizado com o suporte de uma consultoria, contratada para nos auxiliar em relação ao cumprimento de metas e corrigir a perda de recursos para a saúde, causada pela falta de lançamento de informações no sistema ou utilização da plataforma e-SUS em versão antiga, que não consegue transmitir e captar as informações lançadas.

Prefeitura de Itacambira – Mudar para Melhorar!