Página Inicial » Notícias » Vigilância em Saúde: confira as principais ações para combater o coronavírus em Itacambira

Vigilância em Saúde: confira as principais ações para combater o coronavírus em Itacambira

Notícias - 5 de agosto de 2021

A vigilância em saúde do município de Itacambira, através da coordenadora Vanuza Fagundes,  informa que, com o avanço da pandemia, causada pelo novo coronavírus, foram definidos ajustes para enfrentamento desta, tendo como objetivo atender as novas demandas.

Foram realizadas mais de quarenta inspeções sanitárias com fiscalizações e orientações nos estabelecimentos de comércios, restaurantes e drogarias.  Todos foram orientados e assinaram termo de comprometimento, a fim de cumprirem as medidas de segurança em saúde pública que foram definidas em decorrência dos decretos e das leis municipais.

Os fiscais da covid-19 estão atuando frente a pandemia, fiscalizando e prestando serviço de informação à população, nos períodos diurno e noturno e nos finais de semana. Foram reforçadas as barreiras sanitárias na entrada da cidade, sendo as pessoas orientadas a manter o distanciamento social e o uso de máscara.  A vigilância em parceria com os fiscais da covid-19, estão aplicando as devidas advertências e penalidades para quem descumprir as determinações dos decretos municipais.

Foram permitidas as operações das atividades consideradas não essenciais, desde que cumpram regras, como distanciamento e limitações máxima de pessoas. São medidas preventivas do município, que garantem a retomada comercial conforme o novo decreto municipal em vigência. A fiscalização e medidas de enfrentamento tem ajudado na contenção da disseminação do vírus que contribuiu significativamente para o manejo do cenário epidemiológico do município de Itacambira.

Ações Específicas – Fiscalização e a situação de serviços durante a pandemia               

Farmácias/Drogarias

Estabelecimentos, como farmácias e drogarias, não sofreram prejuízos em seu funcionamento, mantendo as suas atividades durante todo o período da pandemia, ao contrário dos demais serviços. A vigilância do município intensificou as fiscalizações e orientações aos proprietários e farmacêuticos realizando inspeções com o objetivo de monitorar a prestação do serviço de saúde ou de interesse à saúde, mantendo a qualidade dos serviços sem representar riscos à saúde da população. Todos os farmacêuticos e atendentes já se encontram vacinados contra a covid-19.

Bares, Restaurantes e Lanchonetes

A segurança durante a permanência da pandemia é considerada fundamental em tempo de isolamento social a qual estamos enfrentando. O funcionamento das atividades de alimentação e bebidas precisam ser inspecionados para que haja uma manutenção de um ambiente limpo e seguro.

Com o avanço da pandemia o município elaborou vários decretos e medidas novas foram implantadas a cada no decorrer do tempo, com base no cenário epidemiológico. A vigilância tem trabalhado em carácter educativo, orientando e adequando os estabelecimentos os procedimentos técnicos corretos e medidas de prevenção da transmissão da covid-19, aplicando as inspeções de rotinas e emergências e ações estratégicas com os proprietários dos estabelecimentos, sendo abordados e orientandos em relação ás normas do município e as medidas implantadas conforme as diferentes realidades enfrentadas.

Os decretos municipais estabelecem normas, como a disponibilização aos clientes por meio da higienização, como água e sabão para a lavagem das mãos ou álcool na concentração de 70%, para a fricção das mãos, realizando o controle da quantidade máxima de clientes no interior do estabelecimento.  Em mesas, nos casos de bares, restaurantes, lanchonete, além de outros cuidados implantados pelos proprietários, todos os comerciantes e atendentes já se encontram vacinados com a primeira dose da vacina contra a covid-19.

Vigilância Desperta Alerta

O município de Itacambira avança com responsabilidade diante do cenário enfrentado pela pandemia da covid-19. O setor da vigilância trabalha atendendo as demandas de todos os estabelecimentos, que tiveram ou não suas atividades paralisadas, além de atendimentos de denúncias advindas da população e de outros setores de fiscalização e de interesse a saúde.

O empenho no trabalho está sendo fundamental para a diminuição do impacto da crise em saúde pública a qual estamos enfrentando. O decreto municipal n° 64 de 29 de julho de 2021, orienta sobre as novas medidas extraordinárias de prevenção e enfrentamento da covid-19 as responsabilidades e aos cuidados específicos que devem ser observados por todas as atividades do município.

É fundamental que toda a população participe ativamente do cumprimento das medidas de cuidados sanitários sob carácter emergencial e temporário, com o objetivo de evitar a disseminação do vírus e a volta em segurança das atividades. Nesse momento a postura da população fará a diferença no cenário epidemiológico no município. A vigilância em saúde está à disposição de todos, pronta para atender qualquer demanda referente a fiscalização, inspeção, orientação e a denúncias que podem ser registradas no setor da vigilância.

Vigilância em Saúde do Trabalhador

Diante da preocupação com a pandemia, foi realizada uma capacitação com o profissional coveiro (já vacinado contra a covid-19) com o intuito de preservação e segurança com o trabalhador, onde foram abordados os métodos corretos de paramentação e desparamentarão; o uso de EPIs e higienização, visando qualificar o profissional a exercer um trabalho mais seguro, preservando assim a sua saúde  e de outros  indivíduos, evitando o contágio e transmissão do vírus. O principal objetivo foi orientar os serviços e os cuidados em caso de óbitos durante o período da pandemia pela covid-19. A capacitação faz parte das ações e protocolos sanitarista, para continuarmos a prestar um serviço de qualidade. Por fim, vale ressaltar que a infecção humana pela covid-19 é uma emergência de saúde pública, é de notificação obrigatória.

Também foi realizada mais uma ação   em parceria com a referência técnica em saúde do trabalhador, no centro de saúde do município, com o objetivo de orientar os trabalhadores, da importância da saúde e alertar sobre os acidentes de trabalho, os riscos biológicos e as notificações de agravos que podem ser registradas dentro desse ambiente.

Vigilância em Saúde Ambiental

A coordenadora em parceria com a equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, promoveu uma ação ambiental em comemoração ao dia do meio ambiente na comunidade Barra do Rio Preto, no dia 10 de junho de 2021. Visando conscientizar os moradores sobre a importância da destinação correta do lixo, evitando assim que os detritos comprometam a saúde e prejudiquem o meio ambiente ao atingir por exemplo os rios e demais curso d’água. A população da comunidade realizou a limpeza de seus quintais, recolhendo o lixo que apresentava potencial reciclável.

Após a entrega dos resíduos, cada morador recebeu como incentivo:  mudas de espécies nativas do cerrado doadas pela empresa Lafarge Holcim.

A vigilância epidemiológica          

A vigilância epidemiológica é a principal fonte de dados para a saúde pública. Em meio a pandemia, a demanda intensificou muito, exigindo melhor monitoramento de agravos sobre a covid-19. Apresentando como principal preocupação a avaliação da oportunidade para detecção precoce da transmissão da doença, a vigilância epidemiológica utiliza  fontes de notificações do centro covid-19 do município, onde realiza registros de dados para monitoramento e análises da transmissão, sendo adotado por estes trabalhos, recomendações mais recentes sobre a definição de casos suspeitos, confirmados e descartados da covid-19.

Quanto a estratégia de vacinação contra o vírus sars-cov-2, segue o protocolo de vigilância em saúde em parceria com a referência da imunização do município, monitorando eventos adversos pós vacinação e atuando proporcionando confiança e segurança a todos quanto a demanda da imunização da covid -19 no município.

Boletim Informativo                                

Por fim, a coordenadora da vigilância em saúde informa para o conhecimento da população, que tem se esforçado, trabalhando incansavelmente em prol do desenvolvimento das atuações da área que abrange a vigilância no município. “Estamos em alerta e colocamo-nos à disposição por um trabalho que compreende uma situação contínua e sistemática, no sentido de detectar, conhecer, pesquisar e analisar os fatores determinantes e condicionantes dos agravos à saúde”, finaliza Vanusa.

Prefeitura de Itacambira – Mudar para Melhorar!